Definindo um Engenheiro Notável

Tradução do texto de Jessie Frazelle (https://twitter.com/jessfraz): https://blog.jessfraz.com/post/defining-a-distinguished-engineer/


Eu aprendi muito sobre mim mesma a forma como grandes empresas são organizadas no último ano. Eu mencionei um pouco um post anterior e nesse podcast sobre “o problema do idiota N+1” (da palestra de Bryan Cantrill sobre liderança). Para  reiterar, o “problema do idiota N+1” ocorre quado você está desmotivado por ver pessoas em um nível acima se comportando mal, ou, sem rodeios, se comportando como idiotas. Sei por experiência o quanto isso desmotiva, e depois de falar com vários colegas percebi que é bem comum.

Quando me deparei com essa desmotivação, fiquei pensando “por que eu iria querer alcançar o nível deles, se quando eu chegar lá eu seria um dos idiotas.” É um sentimento horrível de ter, e eu adoraria ter um modelo de como seria um engenheiro ou colega técnico notável.

Neste post, vou definir o que significa para mim um engenheiro ou técnico notável, e talvez outros que concordem vão mudar as progressões nas empresas para incentivar pessoas que apresentem essas qualidades.

Líder Técnico

A primeira coisa que as pessoas pensam sobre engenheiros notáveis é que eles são líderes técnicos. Eu concordo totalmente. Um líder técnico deve entender todas as partes de um sistema. Eles também podem ser jogados em um sistema novo, e eles vão pegar a forma que o sistema é arquitetado e desenhado com relativa facilidade. Acho que é uma distinção importante para fazer. É bom ser um especialista em um campo, mas ser apenas um especialista é limitante. Também é importante entender o panorama, e isso exige conhecimento geral. Acho que ter um conhecimento geral fora da sua área de expertise é a chave se você quiser ganhar expertise em algo.

Valorizar o aprendizado

Um líder técnico deve perceber que sempre há mais para aprender. Ninguém pode saber bem tudo e você pode ter um conhecimento geral na maioria das coisas sem entender os detalhes internos. Um líder técnico deve sempre buscar aprender e persuadir os outros a continuar aprendendo também.

Empoderar os outros

Um líder técnico deve fortalecer os outros e empoderar seus colegas a fazer coisas mais desafiadoras que o que eles acham que são capazes. Essa é a chave para o crescimento de outros membros da empresa. Eu acredito que você não precisa de um cargo alto para encarar essa tarefa, você só precisa do apoio e da fé de que você é capaz. Esse apoio deve vir do engenheiro notável e ser refletido no comportamento dele com os outros.

Um líder técnico também deve ter tempo para mentorar e ajudar o crescimento dos outros. Ele deve ser acessível e se comunicar com os colegas de forma que o torne acessível. Ele deve dar boas-vindas aos novatos do time e tratá-los como pares desde o primeiro dia.

Fazer críticas técnicas construtivas

Um engenheiro notável nunca deve destruir os outros, deve ser capaz de fazer críticas construtivas sobre o trabalho técnico. Não significa encontrar algo errado apenas para provar seu brilhantismo; não, isso o tornaria um babaca brilhante. Crítica construtiva significa ensinar os outros a fazer um trabalho melhor quando houver problemas, encorajá-los a repetir a melhoria e empoderá-los para terem sucesso.

Ter opiniões fortes com rédeas soltas

Um líder técnico não deve ter rédeas curtas nas suas opiniões sobre design e arquitetura. Eles não precisam ter opiniões sobre tudo, seria pedante. Líderes técnicos devem usar suas experiências para que outros tenham sucesso, e empoderá-los para serem donos das soluções. Os líderes técnicos não devem passar as soluções, mas permitir que outros aprendam ao criar suas próprias soluções. Aí é quando a crítica construtiva pode ser usada.

Grande comunicador e ponte

Um líder técnico deve ter fortes habilidades de comunicação e serem capazes de articular o porquê de um problema, assim como articular os detalhes técnicos dos designs. Eles nunca devem se comunicar de forma depreciativa. Eles devem sempre tratar os outros como pares e colegas.

Às vezes, os líderes técnicos precisam agir como ponte entre equipes. É realmente importante conseguir se comunicar claramente.

Humildade e empatia

Um líder técnico não deve ser levado pelo ego, mas pela vontade constante de aprender e crescer, e de ajudar os colegas a crescer e aprender. Eles devem ter empatia pelos outros e retratar bondade pelos pares e colegas.

Priorizar entrega e determinação

Um líder técnico deve valorizar a entrega e a determinação. Não devem ser suscetíveis à paralisia por análise. No fim do dia, o emprego das pessoas são para liberar as coisas, e essa deve ser a prioridade. É claro, a entrega não deve vir em troca do esgotamento da equipe ou de incendiar a empresa.

Foco no cliente

Líderes técnicos devem buscar feedback dos clientes. Pode ser o cliente interno, ou externo se estiver em uma equipe de produto. Os melhores líderes técnicos são capazes de ter empatia com os clientes e iterar rapidamente com o feedback dos clientes.

Construir sistemas resilientes

Uma parte de ser um líder técnico é ter passado pela experiência de construir vários sistemas no passado. Engenheiros notáveis devem conseguir antecipar falhas das experiências passadas, e construir sistemas que não vão criar as mesmas falhas. É claro, nenhum sistema é perfeito, então eles devem aprender com as falhas que não anteciparam bem. É um ciclo que eles podem usar ao construir o próximo sistema.

Valorizar qualidade, performance e segurança

Grandes líderes técnicos valorizam qualidade, performance e segurança no que constroem. Eles ficam atualizados nos avanços e pesquisa sobre tecnologia, para que possam usar novas técnicas para melhorar as soluções. Líderes técnicos devem construir com respeito pelos usuários e pela privacidade deles.

Valorizar manutenibilidade

Líderes técnicos devem valorizar a escrita de código que é fácil de manter e entender. Devem valorizar testes unitários e de integração, e ter certeza de que há um teste quando surge um bug, para que não possa ocorrer regressão. Líderes técnicos devem usar comentários no código, não como enfeite, mas para informar os leitores do que precisam saber. Podem ser detalhes de uma parte de código que resolve um bug específico, ou talvez explicar a razão de algo estar escrito de certa forma. Documentar o contexto é super valioso e útil para manutenibilidade.

Comunidade

Bons líderes técnicos também são líderes fora das comunidades. Isso pode incluir dar palestras sobre várias coisas que construíram, bem como ser mentor de outros da comunidade ou do trabalho.

Aprender com a comunidade externa

Se você se isola para a aprender apenas coisas relacionadas a sua empresa, você está perdendo um mundo de experiências e especialidades diferentes das suas que a comunidade externa proporciona. Líderes técnicos percebem isso e colocam importância em aprender com o mundo da computação, muito maior que o mundinho isolado.

Valorizar escutar e estar aberto a feedback

Por receber feedback e se tornar visível para a comunidade externa, líderes evitam um efeito dunning-kruger de só crescer dentro de uma câmara com eco. É sempre valioso ver onde o resto da indústria está focada e como os líderes técnicos de outras empresas estão resolvendo problemas. Líderes técnicos percebem que há muito para aprender com as pessoas com experiências diferentes da própria. Eles sempre estão abertos a ouvir os outros.

Humildade

Líderes técnicos devem sempre ser humildes e modestos. Os melhores líderes técnicos sabem que não é possível para eles saberem tudo, e vão priorizar manter uma mente aberta para sempre aprender mais.

Recorrer a outros especialistas

Os melhores líderes técnicos sabem quando precisam pedir ajuda ou feedback a especialistas em áreas específicas sobre certos designs ou arquiteturas. Participando da comunidade externa, líderes formam redes fortes e laços com outros engenheiros para chamá-los quando precisar. Líderes técnicos ficam ansiosos para usar essas relações quando precisam ou apresentar outros para os colegas que precisarem dos conhecimentos deles.

Valorizar pesquisa

Além de poder recorrer a outros especialistas, os líderes técnicos devem valorizar soluções bem pesquisadas.

Se divertir

Sempre se divirta e não se leve muito a sério!

Tenha visão de longo prazo, não apenas visão abrangente.

Essas são apenas algumas das coisas que acho que definem um líder técnico e engenheiro forte. Tenho certeza de que essa lista vai crescer, assim como eu também vou crescer pessoalmente a cada dia.

Mais importante, você deve realmente fazer essas coisas. Ações valem mais que palavras.


Nota do tradutor: o texto realmente cresceu entre o início e o fim da tradução!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.