DevOps, por Brian Guthrie

Este post é a tradução dos tuítes de Brian Guthrie sobre DevOps.


Hoje, vou fazer uma reclamação sobre o termo DevOps. Juntem-se a mim, amigos!

Aqui vai: o termo DevOps originalmente tinha um significado completamente diferente de como é entendido atualmente, e eu gostaria de falar um pouco sobre por que isso importa, e o que você pode fazer para mudá-lo.

Primeiro, uma definição:

“DevOps é um conjunto de práticas com a intenção de reduzir o tempo entre fazer uma mudança em um sistema e a mudança ser aplicada em produção, enquanto se garante alta qualidade.”
[Bass, Weber e Zhu] https://en.wikipedia.org/wiki/DevOps

Isso é de 2008.

Isso que é DevOps: um conjunto de práticas que encorajem integração contínua para a produção. E aqui o que não é DevOps: um cargo, uma ferramenta de software, um nome de equipe, um pozinho de fada mágico empresarial. Sem práticas, não é DevOps.

Mais que isso, é um estado mental. Se você pensa que DevOps é algo que você alcança por borrifar Engenheiros DevOps na sua organização sem comprar a mentalidade, então você nunca vai ter os benefícios que você espera. Se você acha que DevOps é um conjunto de ferramentas e não uma prática, você está enganado. Se você pensa que é uma função do cargo, e não a colaboração entre as funções, você está enganado. Se você pensa que é uma equipe e não um loop de feedback organizacional, você está enganado.

O objetivo da jornada é o reconhecimento e a identificação de que o software é mais seguro quando pessoas com habilidades complementares em operações técnicas e desenvolvimento de software trabalham juntos, não separados.

O papel dos líderes de engenharia nessa jornada é encorajar a colaboração criando os loops de feedback certos. Teorias de “equilíbrio de poder” de uma estrutura de equipe estão mortas. A organização não ganha, a menos que todos estejam entregando com segurança, a todo instante. Se você cria uma equipe de DevOps, mas não cria os loops de feedback direito, você termina de volta onde começou: com pessoas em acampamentos que têm motivações rivalizando e habilidades ortogonais. Seu processo de entrega pode melhorar incrementalmente, mas a organização não vai melhorar.

Como você sabe que deu errado: engenheiros de DevOps não confiam quando os engenheiros de produto entregam e não entendem a lista de mudanças. Os engenheiros de produto não confiam no processo de implantação e não entendem a mecânica. As implantações não são confiáveis. Ninguém está feliz. Porque DevOps se tornou um título e não uma forma de pensar, há tanta carga de habilidade – em vez de mentalidade – atrelada ao trabalho que esquecemos o enredo. O fato de as falhas acima serem tão comuns é evidência disso.

E o que você pode fazer para mudar isso? Eu ia sugerir evitar cargos com nome DevOps, mas já perdi esse bonde. Em vez disso, faça o que puder para viver as práticas nos dois lados do corredor na sua empresa. Não aceite como resposta que as suas responsabilidades são completamente isoladas ou dedicadas a DevOps. Viva a prática da colaboração. Compartilhe cada pedaço de conhecimento que você tem com seus colegas.

Se você se encontrar em uma equipe de DevOps, pergunte a si mesmo: estou criando uma mudança incremental que serve aos meus clientes? Estou criando os incentivos certos para as equipes que eu apoio fazerem a coisa certa? Estou ensinando outros a escrever scripts de implantação?

Se você se encontrar em uma equipe de engenharia, pergunte a si mesmo: estou assumindo a responsabilidade por essa mudança? Estou mantendo as alterações pequenas? Estou disposto a ir a qualquer chamado, ou construindo empatia e compartilhando a jornada com aqueles que estão? Entendo se meu software está saudável?

O ingrediente secreto do desenvolvimento de software – a origem filosófica da maioria dos avanços do pensamento ao longo dos últimos 20 anos – é a mudança incremental, os loops de feedback apertados, a partilha do conhecimento e o respeito mútuo.

Entenda isso, e você entende DevOps.

Anúncios
Marcado com: ,
Publicado em DevOps

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: