Aplicações Java EE e Serviços da Amazon

AmazonWebservices_Logo.svg

A Amazon possui vários recursos para aplicativos na nuvem.

Um exemplo simples, e foi assim que eu comecei, é pegar uma máquina na Elastic Compute Cloud (EC2) e preparar o ambiente desejado. Você cria uma máquina virtual na EC2, escolhe o sistema operacional, instala um servidor web e um banco de dados, e faz o upload da sua aplicação. Você ainda pode criar imagens dessas máquinas, e depois ter várias cópias rodando. E você pode ligar ou desligar as máquinas quando quiser para escalar ou economizar.

Mas a Amazon também possui serviços de bancos de dados. Ou seja, você contrata o banco de dados e não precisa gerenciá-lo dentro de uma máquina da EC2. Com o Relational Database Service (RDS), você terá um banco de dados tradicional, MySQL, PostgreSQL, Oracle, SQL Server ou Aurora. A Amazon ainda possui uma opção de armazenamento não relacional simples, o SimpleDB, e uma opção de NoSQL, o DynamoDB.

Além disso, a Amazon disponibiliza o Elastic Beans Stalk. Ele te ajuda a escalar, balancear e monitorar um aplicativo. Por exemplo, você cria o seu aplicativo Java normalmente e cria o WAR, depois carrega o aplicativo na nuvem, implanta e pronto. O Beanstalk coloca sua aplicação em máquinas da EC2 balanceadas e logo você tem um endereço para acessar: http://myapp.elasticbeanstalk.com/.

Mas a sua aplicação deveria rodar em um servidor Apache Tomcat. Ou seja, não é um servidor Java EE completo. Quero dizer, até 5 de novembro de 2014, era assim. Agora já é possível usar Java 8 e Glassfish 4.1!

Com todos esses serviços, fica cada vez mais fácil desenvolver aplicativos e colocar na nuvem.

Anúncios
Marcado com: , , , ,
Publicado em JavaEE
Um comentário em “Aplicações Java EE e Serviços da Amazon
  1. […] post passado, comentei que uma atualização do Amazon Beanstalk permite Java 8 e GlassFish 4.1. E com essa […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: